segunda-feira, março 21, 2005

SCP Memória

Ontem no Canal Memória passou o FCP vs. SCP de 1997, que terminou com uma vitória leonina por 2-1, que assim pôs termo a 22 anos sem vencer nas Antas. O FCP era treinado pelo António Oliveira e contava com "atletas" como o Jardel, o Zahovic, o Aloísio, o Drulovic, o Sérgio Conceição, o Edmildson, o Paulinho Santos e o Rui Barros. O SCP era treinado pelo Octávio Machado e jogaram, entre outros, o Oceano, o De Wilde (que deu um belo "frango"), o Marco Aurélio, o Pedrosa, o Luís Miguel, o Hadji e o Iordanov.
Diferenças à parte, passemos às semelhanças:
Do onze do SCP faziam parte o Beto (ainda com hipóteses de ir para o Real Madrid), o Pedro Barbosa (ainda com cabelo) e o Sá Pinto (ainda com carne nas faces).
Do onze do FCP apenas fazia parte o Jorge Costa (ainda com velocidade de ponta).
Ora, qual não é meu espanto, quando constato que metade do meio-campo do SCP escalado para o clássico de hoje foi titular nesse jogo das Antas (apenas faltando o Oceano e o Pedro Martins), sendo o duo Barbosa-Pinto completado pelo Hugo Viana e pelo João Moutinho (a trinco!!).
Este hipotético (e que não acredito que se venha a confirmar) "miolo" do SCP para o clássico de hoje suscita-me três reflexões:
  1. A primeira - e mesmo sabendo que fazer previsões antes do jogo é muito arriscado - é a de que não vejo, nem acredito, que este meio-campo do SCP tenha capacidade para segurar o meio-campo do FCP (mesmo o actual...) e o jogo;
  2. A segunda é a de que, mesmo com todos os disparates cometidos esta época, à partida, o FCP tem um futuro mais risonho/promissor do que o SCP, tendo operado uma profunda e constante renovação do seu plantel;
  3. A última é a de que o SCP, tem de longe, o pior e mais desiquilibrado plantel dos três grandes (basta pensar no que seria uma lesão grave do Liedson...).

Assim, vemos que , por um lado, no SCP não há alternativas válidas ao Custódio e ao "Roca" (a menos que se considere o Moutinho "trinco") e, por outro, que o futuro (bem próximo) do meio campo do SCP passa pelo Custódio, pelo Carlos Martins e pelo João Moutinho (isto partindo do princípio que o Hugo Viana e o "Roca" não são, nem serão, jogadores do SCP), o que parece manifestamente pouco/insuficiente, desconhecendo-se, além do mais, jogadores leoninos novos/promissores para outras posições (e não me esqueci do Paíto, do Miguel Garcia, do Mário Sérgio, do Motta e outros que tal...).

Pelo contrário, o FCP pode dizer que tem no plantel jogadores com a margem de progressão do Quaresma, do Diego, do Bonfim, do Ibson, do Postiga, do Luís Fabiano, do Ricardo Costa, do Seitaridis e mesmo do Bosingwa, jogadores a quem, mesmo estando a jogar muito mal, são reconhecidas grandes capacidades e que têm (alguns) créditos firmados.

Por outro lado, enquanto no FCP se fala de reforços como o Lucho Gonzales, no SCP comenta-se a hipótese de regresso do acabado Figo. Se a isto ainda juntarmos "promessas" como o Rui Jorge, o Mário Sérgio, o Rogério, o Beto, o Hugo, o Polga, o Niculae e o Tello dá mesmo para tremer...

Viva o SCP Memória!!

PS: Sei que se o FCP perder (o que é muito provável...) vou ser fortemente atacado por este post, no entanto, independentemente do resultado, esta é a minha opinião e, mesmo correndo esse risco, quis exprimi-la antes do jogo.

6 Comments:

At 3/21/2005 02:26:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Ibson, Leandro do Bonfim, Bosingwa e Ricardo Costa são reconhecidas grandes qualidades e são jogadores com créditos firmados??? Só pde estar a brincar! E afirmar que o SCP é uma equipa sem futuro ao contrário do FCP revela uma falta de noção assustadora.
Finalmente, e quando o mancihe se lesiona (como já aconteceu), o senhor não repara na desorientação do FCP? Por isso não fale da falta de opções do SCP e no "plantel mais equilibrado do FCP".
Não tente "superiorizar" o Porto ao Sporting nesta campeonato porque, além de estarem os dois a fazer um campeonato de mau nível, todos os seus argumentos são facilmente refutáveis.

 
At 3/21/2005 04:12:00 da tarde, Blogger Benfiquista desolado said...

Alegra-me ver este regresso de cheio de esperança e ambição renovada. Até o Fabiano fabuloso já é um jovem com margem de progressão. A ver vamos é se alguns destes jogadores de que se fala ficarão tempo suficiente nas Antas para provar a sua qualidade. A mim não me parece até pelo jogadores que o FC Porto já terá contratado, entre eles Sokota, Lucho, Jorginho entre outros. Segundo consta até um médio, numero 10,do AEK estará a caminho. Mas esse assunto não me diz respeito. Quanto mas melhor. O que eu sei é que com Mourinho o FC Porto voltava a ser campeão europeu, esta época. Em Portugal então nem se fala. Bastava ter ganho metade dos pontos que perdeu em casa, este ano, e o título já estava resolvido e entregue. mas ainda bem, talvez o Benfica consiga.

 
At 3/21/2005 05:25:00 da tarde, Anonymous Reinaldo Teles said...

Admito ser sócio portista, mas este post é perfeitamente desnecessário. Até podemos ganhar aos lagartos, mas "equipa com futuro" e com "jogadores a quem, mesmo estando a jogar muito mal, são reconhecidas grandes capacidades e que têm (alguns) créditos firmados", é uma opinião disparatada. Quem é o Ibson e Bomfim? E são reconhecidas "grandes capacidades" a Bosingwa e Ricardo Costa? Por quem? E o Diego e Luís Faboano? Aparentemente são mais um "Roger" no futebol, ou seja, no Brasil eram estrelas, na Europa... o Leo Lima e Pitbull, nem sequer vou falar.
Por isso, equipa com futuro e equilibrada é um raciocínio que algum dia terá de explicar melhor.

 
At 3/21/2005 10:57:00 da tarde, Blogger Capitão Américo said...

NeoBradoral é bom - chupa só, não engulas...

 
At 3/22/2005 10:57:00 da manhã, Anonymous Cruz said...

A pessoa que escreve o "SCP memória" e que diz que o Diego e o Luís Fabiano auguram um futuro risonho ao porto, é a mesma que há uma semana escrevia que o Diego só será criativo na cama, um falso rápido, e que o Fabiano, futuro orfão de mãe, em tempos marcou muitos golos na terra dele.
Salve-se a coerência.

 
At 3/22/2005 04:19:00 da tarde, Blogger Distribuidor de Fruta said...

Oh meu caro amigo Dourador... Você perdeu a cabeça.

 

Enviar um comentário

<< Home