quinta-feira, março 31, 2005

Selecção - Algumas desilusões

Depois do empate, de ontem, da selecção Nacional não posso deixar de comentar algumas sitauções que me causam alguma estraneza e desilusão. E eu que sou um admirador confesso do Scolari...

- Porque é que a equipa que vai à frente da SuperLiga com 6 pontos de avanço tem apenas um titular no onze inicial, ainda para mais quando existem jogadores em nítida quebra de forma, casos de Maniche e Costinha?

- Porque é que Pauleta continua a ser titular, quando é claro que não cumpre a sua função - marcar golos- em jogos importantes para a selecção?

- Porque é que quando sai Pauleta, a primeira escolha é Postiga - parabéns pelo golo - mas que não marca para um campeonato nacional há duas épocas?

- Porque é que Meira é convocado em detrimento de Ricardo Rocha?

- Porque é que Paulo Ferreira continua a ser titular depois de todas as provas dadas por Miguel, considerado um dos melhores do Euro?

E por último:

- Porque é que a selecção nacional, vice-campeã da Europa, festeja um empate frente à Eslováquia - o pior resultado de sempre entre as duas equpas para os protugueses - como tivesse alcançado o apuramento para o Mundial?

PS: Confesso que tenho mais algumas duvidas mas essas ficam para mais tarde.

3 Comments:

At 3/31/2005 05:36:00 da tarde, Blogger LEÃO DESDENTADO said...

De facto também não percebo a enorme felicidade de se ter empatado contra a Eslováquia. Relativamente aos jogadores, face ao mau momento do Paulo Ferreira, Miguel devia ter sido titular (na minha humilde opinião). Mas de resto, não concordo. Acho que Manuel Fernandes deverá ser integrado no conjunto nacional com "cabeça" e não de repente para "não o queimar". Acho que daqui a um ano é titular indiscutível, mas calma. Depois, esse comentário do Benfica é desnecessário quando tens um Simão em clara má forma e que continua sem "vingar" na selecção. Talvez até seja o clubismo a falar, mas acho que devia jogar o Hugo Viana em vez do Simão, pela simples razão de um estar em boa forma e o outro não. Em relação ao Postiga, o que é facto é que lá vai marcando com a camisola das quinas, por isso...
Finalmente, acho interessante o comentário: "Porque é que não havemos de encarar a selecção como a equipa de todos nós e sem clubismos??", quando vem de um portista que sempre atacou a selecção desde que é treinada pelo Scolari...

 
At 3/31/2005 05:46:00 da tarde, Blogger nuno maia said...

Claro, nem eu esperava outra coisa. Se tivesse escrito o nome Baía a coisa mudava de figura.
Não se trata de ser uma filial do Benfica, mas parece-me claro que nesta altura existem jogadores em melhor forma que Maniche e Costinha que se arrastam em campo desde o inicio da época, Hugo Viana por exemplo. Quanto a Miguel parece-me óbvio. Aconteceu no Euro, e já em outros jogos, como ainda ontem contra a eslováquia.
O mais engraçado é que Scolari acaba sempre por dar a mão à palmatória e substituir um pelo outro, ou deslocar o Paulo Ferreira para a esquerda etc. Mesmo assim aposto contudo, que no próximo jogo lá teremos o jogador do Chelsea a titular.
Quanto a Fernado Meira fala um adepto que já levou com ele no seu clube, e podes ter a certeza que é desesperante. Porque não Ricardo Costa ou Ricardo Rocha.

Por fim o empate: Quase ganatido o apuramento??? Estamos, nesta altura, empatados com a Eslováquia. Nada nos garante que venhamos a ganhar o jogo em casa e ainda temos que ir à Rússia ao contrário da Eslováquia.
De qualquer, forma peço desculpa por ser um dos poucos a considerar o empate de ontem um mau resultado. A selecção tem categoria, podia e devia ter vencido o jogo.

 
At 4/01/2005 06:47:00 da tarde, Blogger LEÃO DESDENTADO said...

Meia distância, não estou a brincar em relação ao que afirmo. Acho mm que a integração do manelelé na selecção terá de ser inteligente pq além de ocupar uma das posições mais importantes no esquema de Portugal, naquele lugar(médio centro ou trinco) há muitos jogadores de nível com mais experiência e que sabem bem mais do que ele (por exemplo, Maniche, Tiago, Costinha, Petit, etc). Não tenho a menor dúvida que o manuel fernandes vai ser titular da selecção, mas cada coisa a seu tempo. E tenho de confidenciar que não me choca se eventulmente o Scolari colocar imediatemente o M F a titular, mas duvido. Mas obviamente que se dos jogadores que referi, se estiverem em muito má forma, manelelé é, na minha opinião, a primeira opção!
Relativamente ao Ronaldo, após a derrota contra a Grécia cedo se percebeu que era necessário um jogador irreverente e que desequilibrasse. Por isso, há que se ser inteligente na análise dos jogadores e jogos.
Em relação ao Simão, penso já ter partilhado a minha ideia quando digo que PARA MIM é um jogador que na selecção e em jogos mais competitivos não masrca a diferença. Claro que marca golos importantes, mas se eventualmente não marcar, não faz rigorosamente mais nada durante o jogo que não ser "banal". E se pensarem, não há jogos da selecção e em desafios mais complicados que o Simão tenha feito um GRANDE desafio. (Não quero com isto espoletar mais discussões sobre este tema!)
Em todo o caso, percebo e respeito a sua ideia, mas esta é a minha.

 

Enviar um comentário

<< Home