quarta-feira, maio 25, 2005

Fecho I

Meus amigos e outros que demais:

Não posso deixar passar esta oportunidade que estão todos de ouvidos bem abertos, para expressar pela última vez a indignação de ver que se vai apagar um época inteirinha dos anais da história do futebol em Portugal...

Vou aproveitar um texto lindo de morrer que me chegou e que espelha bem o que me vai na alma e dexar-vos 2 posts:

«Hoje é dia para não esquecer a excelente temporada que o nosso clube nos brindou!

Se nos lembramos dos comentários de mentes brilhantes como O Coroado - que depois do último benfica-SPORTING inventou uma nova modalidade: “o salto lateral” que não provoca mal nenhum, mesmo que o guarda-redes esteja na pequena área, no ar, e tentar agarra a bola; o patetinha, nervoso e irritante do Seara, que não lhe chegava estar casado com a Judite de Sousa, mas ainda insiste em defender arruaceiros como o João Pereira e que paga para poder passar a vida na SIC enquanto o Município para o qual foi eleito fica ao abandono ... e do tal de Rui Santos e os seus comentários isentos... não tenho palavras para tal serviço!

Enfim um sem número de exemplos que fazem da data de hoje uma data em que a concentração no que é importante seja fundamental à sã sobrevivência de todos nós.

Assim, repito, recordemos que o nosso SPORTING foi digno e brioso em todas as provas em que entrou e deu-nos a todos motivos de orgulho.

Na taça caímos (ou empurraram-nos) de pé! Na Uefa fizemos um feito nunca antes alcançado pelo Clube e conseguimos estar na final que recebíamos em nossa casa, após uma honrosa e épica digressão pela Europa que culminou com um espectacular 4-1 ao Newcastle e claro, o inesquecível Golo em Alkmaar!

No Campeonato fomos brilhantes até ... onde nos deixaram ir.

Lamechices e queixumes à parte - até porque há que louvar a nossa atitude e desportivismo de não nos queixarmos, por sinal inigualáveis - também temos de aceitar os nossos erros (do guarda redes, do treinador, dos jogadores, seja lá de quem for) e lembrar que o peso de uma época europeia até ao fim também já penalizou outros (o Porto) em nosso benefício.
Ainda assim, veja-se que o SPORTING é e continua a ser pioneiro:

Fomos os primeiros a reclamar do SISTEMA - seja lá ele o que for - e hoje alguns resultados vão aparecendo na senda de outros como os famosos irmãos Calheiros que agora fazem perceber porque é que, por exemplo, Figo, Balakov e companhia não foram Campeões, como também já então era de elementar justiça!

Fomos os primeiros a profissionalizar o Clube e criar a SAD;Fomos o primeiro a criar cânticos de claques que todos entoam!Fomos os primeiros a assumir projectos globais para o clube, integrando múltiplas vertentes e investimentos financeiros e imobiliários;

Fomos os primeiros a estar cotados em Bolsa!Fomos os primeiros a avançar para um novo e moderno estádio (sem que a Câmara nos desse os terrenos e outros nos dessem dinheiro).

Tudo isto e muito mais, são motivos de orgulho que caracterizam um clube e uma atitude que convém não esquecer e com a qual nos identificamos e sentimos bem, sobretudo, connosco!

De facto, até 8 minutos do fim do jogo da Luz éramos campeões e até 45 minutos antes do fim da Taça Uefa éramos vencedores do troféu e até mais uns 2 ou 3 minutitos da Taça e o Paíto teria sido um herói .

O facto de termos ido tão longe - que nos dignifica - deixa-nos também um inevitável sabor a frustração, sobretudo quando concluímos que depois de tanto esforço, devoção e dedicação ... não alcançámos a devida GLÓRIA!

Mas há que lembrar que formou-se uma equipa - ainda que com muitos erros e trapalhadas - mas passamos a ter um plantel em que todos os adeptos botam sentenças sobre quem joga, onde joga, quando joga, relativamente a quase todos os jogadores ... normalmente falam-se de pouco mais dos titulares (como no benfica, por ex.) - e isso também foi uma mais valia, nomeadamente porque associada a nova contratação de jogadores jovens e válidos como o Moutinho (diga-se que um pouco melhor que o jagunço do João Pereira).

E também não podemos deixar de recordar que se tratou de uma evolução e de um esforço estóico de quem sempre quis e acreditou:

No passado dia 13 de Março o SPORTING perdeu em casa com o Penafiel por 0-2 e ficou a 6 pontos do líder - que não tardou a falar em onda encarnada; a fazer sinfonias benfica; a termos que gramar meia hora antes de cada jogo com o bicho às voltas no estádio, enquanto o tratador acenava com dez quilos de carne; a termos de aturar os comentadores histéricos e facciosos, e gramar novamente todos os velhos chéchés do benfica como o Toni, o fanático do Alves; o “sempre imparcial” adjunto Álvaro Magalhães e o seu sexto sentido (neste caso sexto dedo), o inevitável Eusébio e só não foram buscar a Amália porque enfim .

Nessa altura os encarnados tinham pela frente jogos como Leiria (em casa), Beleneneses (em casa), Estoril (fora, mas nunca ninguém pensou que fosse tão fora), Penafiel e outras cacas do género.

Enquanto isso, o Sporting não só se batia por defender o bom nome do País na Europa, como tinha pela frente:

Braga (a lutar pelo título);
Guimarães (a lutar pela Europa);
Académica (a lutar pela não descida);
Porto (a lutar contra si mesmo);
Boavista (à data ainda a lutar pelo título);
Beira-mar (ainda a lutar para não descer); e claro, o
Benfica (que não precisa de lutar muito ...).
Se a tudo isto associarmos os vários jogos Europeus: Middlesbrough; Newcastle (2 jogos desgastantes) Alkmaar (outros dois jogos ainda piores) .... e a derradeira final ... dá bem para ver a diferença!

... e depois ouve-se dizer que os jogadores do benfica mereceram porque eles foram os que mais quiseram e que mais lutaram ... tenham dó!

Se pensarmos que o Sporting conseguiu chegar à Luz à frente do benfica .... dá bem para ver quem quis e quem lutou! »

3 Comments:

At 5/25/2005 03:53:00 da tarde, Blogger Distribuidor de Fruta said...

Só te perdoo e não te insulto porque sei que não foste tu que escreveste isto...

 
At 5/25/2005 06:03:00 da tarde, Blogger O pé que está mais à mão said...

Afinal este é que é o post mais ridiculo, faccioso e triste que li neste blog.

 
At 5/25/2005 08:21:00 da tarde, Blogger meia distância said...

que ganda merda...

 

Enviar um comentário

<< Home