quinta-feira, julho 21, 2005

Ainda o Simão!

Alguns números curiosos sobre Simão. -até à 20ª jornada da época passada-

Simão já marcou 54 golos pelo Benfica, em 110 jogos do campeonato, o que corresponde a uma média de 0,49 tentos por partida, ou seja, praticamente meio golo por jogo.

a veia goleadora está a ser superior esta época – 13 golos em 20 jogos, média de 0,65 tentos por jogo.

Para aqueles que se habituaram a restringir a influência de Simão à capacidade de converter bolas paradas em golos (é verdade que em 2002/03 apontou nove "penalties" e quatro livres directos...), o capitão está actualmente a dar resposta em sentido contrário, mostrando que entre os actuais 13 golos, apenas cinco não são de bola corrida (dois "penalties" e três livres directos)

Nunca, como na presente temporada, o jovem extremo apresentou à vigésima jornada 13 golos marcados. Nem quando despertou verdadeiramente o faro pela baliza (2002/03) e lutou até à última jornada pelo título de artilheiro, perdido para Fary, apesar dos mesmos 18 golos.

Uma rotura de ligamentos no joelho sofrida ao serviço Selecção, no Bessa contra a Finlândia, atirou com Simão para uma convalescença de quatro meses. Mesmo sem jogar as últimas seis jornadas de 2001/02, o extremo despediu-se da época com 11 golos, correndo o "risco" de ser o melhor marcador da equipa.