domingo, agosto 28, 2005

Meia dúzia de ideias...


Meia dúzia de ideias que melhoravam bastante a arbitragem em todo o mundo:
  • Existência de um quinto árbitro que estivesse com uma televisão e que pudesse observar se uma determinada falta era penalti ou não (tal como existe nas principais competições internacionais de râguebi e que tão bons resultados tem dado).
  • A bola do jogo ir equipada com um chip que desse a informação se o esférico tinha ou não ultrapassado por completo a linha da baliza (apesar de já se ter falado nesta ideia, aparentemente esvaneceu-se).
  • Os árbitros terem um microfone que, ao assinalar uma falta grave, pudessem-na explicar ao público (tal como já existe há vários anos no futebol-americano).
  • Profissionalização total da arbitragem.
  • Substituições serem feitas sem paragem de tempo (tal como o futesal), sendo o quarto árbitro responsável por este processo.
  • Paragem de tempo nos últimos cinco minutos para evitar "lesões" súbitas.
Estas são apenas umas ideias (mas existem muito mais) perfeitamente execuíveis e racionais que melhoravam drasticamente a arbitragem em todo o mundo e diminuiriam substancialmente o "clima de suspeição". Em vez disso, a FIFA afirma que os jogadores, treinadores, etc, etc, também erram, logo os árbitros, como elementos do futebol, também têm o direito de errar (o que faz "parte deste desporto"). Ou seja, esta situação é uma vergonha! No fundo o organismo que tutela o "desporto-rei", apenas não deseja que determinadas situações mudem para que o "lobbie" da arbitragem controlado por algumas pessoas e alguns clubes continue a existir. E isto é o "sistema"!
N.R - Só lamento a impossibilidade de poder extender este tema (no post apresentando), uma vez que merece uma reflexão profunda. Deixo-vos a possibilidade de apresentarem novas medidas "possíveis" e que ainda não foram implementadas "misteriosamente".

1 Comments:

At 8/28/2005 06:19:00 da manhã, Anonymous Anónimo said...

On the Blog
The San Diego Business Journal is 25 years old. What will be the region's biggest industry on its 50th anniversary, in 2030? Biotech and Medical Devices Defense Health Services Telecom and High-Tech ...
Great Blog! If you have time see my ##MLM## related site. enjoy! It pretty much covers ##MLM## related stuff.

 

Enviar um comentário

<< Home