segunda-feira, agosto 14, 2006

Oh Luís...

"É mais importante ter um homem da nossa confiança na Liga que contratar um bom avançado" - Luís Filipe Vieira

O futebol é, de facto, um desporto fantástico e que mexe paixões. Uns dias dizem-se umas coisas, no dia seguinte jura-se a pés juntos que nunca se afirmou tal coisa. E Luís Filipe Vieira, que embora sportinguista, sempre o considerei (relativamente) linear e fiel na sua forma de pensar, surpreendeu tudo e todos. O "Luís dos pneus", que nunca foi muito "adepto" da Liga e de quem lá habitava, subitamente, e sem nada o prever, começou a criticar fortemente Hermínio Loureiro - novo presidente da Liga de Clubes e supostamente uma "nova e bem-vinda cara" no futebol nacional - quando anteriormente afirmara que era um dos homens certos para o futebol. E o mais estranho é que Vieira, além de ter atacado o ex-secretário de estado do desporto, decidiu "aliar-se" a Rui Alves (exactamente esse que estão a pensar: O "escroque" do presidente do Nacional da Madeira), numa luta a "dois" contra a "nova" Liga. O curioso é que enquanto até se percebe Rui Alves, que anseia desesperadamente o reconhecimento e o poder daí contestar - estupidamente - a clareza do acto eleitoral realizado recentemente, não se consegue compreender Luís filipe Vieira que decidiu imitar "vocês sabem de quem eu estou a falar" e afirmar que "um dia destes se calhar abre a boca sobre todos os malandros" e que "todos não passam de uma cambada de cobardes".

O presidente encarnado, que (admito!) tenho (ou tinha?!?) em muito boa conta, simplesmente perdeu a cabeça. Senão vejamos em resumo: Criticou dura e inexplicavelmente um "ex-político" que sempre afirmara ser ideal para o futebol (por acaso também já o conheci pessoalmente e pareceu-me um homem inteligente, ponderado e que me causou uma excelente primeira impressão); aliou-se" ao verme do Rui Alves; ameaçou tudo e todos qual Octávio Machado e, finalmente, apoiou a votação para a presidência da mesa da assembleia da Liga, nem mais nem menos que... Valentim Loureiro (arguido no processo "Apito Dourado" e um dos maiores virús que o futebol nacional teve e que Vieira, apesar de nunca o ter criticado directamente, sempre teve o cuidado de se manter afastado)! Curiosamente, o dirigente do clube da Luz sublinhou ainda o excelente trabalho de Cunha Leal (QUE ESTRANHO ter enaltecido o trabalho deste benfiquista assumido e que UNÂNIMAMANTE só meteu argoladas como "director-executivo" da Liga). Agora digam se o Luís não perdeu a cabeça?!?

Ah, quase que já me esquecia! No dia da votação, Luís Filipe Vieira já estava no carro quando soube que Carlos Pereira tinha dito que estava desiludido com a sua postura e do Benfica. Assim, saiu disparado em direcção ao presidente do Marítimo que bebia calmamente uma garrafa de água no bar da Liga juntamente com outros dirigentes e provocou uma (já conhecida) cena que só não teve pior desfecho devido à rápida intervenção de alguns dos presentes.

Meu "caro amigo" presidente do Benfica, com este post/apresentação aproveito a oportunidade que tanto esperava para personalizar-te a imitação da minha avó quando eu fazia algum disparate em criança: Oh Luís...